Imagem do cabeçalho da página
 
 
Notícias

Participação da OROC na IFAC Council Meeting 2023

 

Participação da OROC na IFAC Council Meeting 2023

 

15 de novembro

 

Está a decorrer o Conselho da IFAC 2023, em Viena, Áustria, entre os dias 15 a 17 de novembro. A OROC, como membro da IFAC, está representada por Virgílio Macedo | Bastonário, por Rui Pinho | Vice-Presidente e por Mário Freire | Conselho Diretivo.

Neste evento assinalou-se um momento alto, com a entrada da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) como membro oficial da IFAC, na pessoa de Mário Sitoe, Bastonário da OCAM, Abel Guaiaguaia | Vice-Presidente, e Gildo Cossa| Secretário-Geral da OCAM.

A OROC e a OCC, congéneres portuguesas, juntaram-se ao momento na pessoa dos seus Bastonários, Virgílio Macedo e Paula Franco respetivamente, bem como dos Secretários-Gerais, Sandra Rita (OROC) e João Ferreira da Silva (OCC).

Para Virgílio Macedo, este momento “é o reconhecimento do caminho feito pela OCAM no fortalecimento da profissão em Moçambique, com a implementação do normativo internacional, com um forte sentido de critérios de qualidade e deontológicos, que permitiu, desde logo, o mútuo reconhecimento dos seus profissionais de auditoria em Portugal e Moçambique e teve como corolário também o seu reconhecimento internacional.”

 

 

 

16 de novembro

 

Continuam a decorrer os trabalhos da International Federation of Accountants (IFAC), em Viena.

Destacamos dois momentos importantes: a apresentação do plano de atividades e orçamento para 2024 e ainda a adesão ao IFAC por parte da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM).

À OCAM, em particular, nossa congénere, registamos como corolário de uma parceria que mantivemos e que contribuiu, a par da ajuda de outras entidades, de forma significativa para atingir este objetivo que saudamos e muito nos honra.

Estiveram ainda em debate diversos temas, como o relato de sustentabilidade, a retenção de novos talentos, a convenção das Nações Unidas contra a corrupção, bem como o normativo internacional de contabilidade e auditoria, ética e inteligência artificial na profissão.

A IFAC é a maior organização mundial de contabilistas e auditores, atualmente composta por 180 membros e associados de 135 jurisdições, em representação de milhões de profissionais.

A OROC esteve representada pelo bastonário e respetivo Conselho Diretivo, na foto acompanhados da atual presidente da IFAC, a marroquina Asmaa Resmouki.