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Impactos das Novas Tecnologias na Profissão

 

Algumas Considerações sobre os Impactos das Novas Tecnologias na Profissão, no Ensino e na pesquisa em Contabilidade

Fábio Albuquerque - Docente no ISCAL

Artigo publicado na Revista da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas “REVISORES Ǝ AUDITORES”

 

Foi em 1995 que a International Federation of Accountants (IFAC) incluiu, através da International Education Guideline (a guideline n.º 11), os sistemas de informação como parte dos curricula dos estudantes e profissionais da Contabilidade. A referida guideline foi posteriormente revista no sentido de reforçar, junto dos organismos locais reguladores da profissão, a necessidade de pôr em prática esta exigência em vários domínios e especialidades, bem como nas distintas fases de qualificação profissional. Trata-se, ainda, da antecessora das atualmente designadas International Education Standards (IES), emitidas pelo International Accounting Education Standards Board (IAESB) da IFAC. É particularmente nas IES 2 e 3 que se identificam, entre outras, a compreensão das tecnologias e sistemas de informação (ao nível intermediário) como parte dos conteúdos e competências técnicas a adquirir pelos aspirantes a profissionais de contabilidade.

O acelerado avanço das tecnologias a que se tem assistido nos últimos 25 anos permite justificar a pertinência da análise sobre esta matéria e os seus impactos no ambiente profissional e do ensino em Contabilidade, suas oportunidades e desafios.

Este artigo explora alguns artigos técnicos, de opinião e científicos sobre o tema, estruturando-se da seguinte forma: no primeiro ponto será apresentada uma revisão de literatura desenvolvida por Chiu, Liu, Muehlmann & Baldwin (2019) sobre tecnologias, com foco nas emergentes, abrangendo os anos de 2004 a 2016, ao que se acresce uma análise mais específica, desenvolvida pelo autor deste artigo, que estabelece uma comparação entre as últimas duas décadas de pesquisa relativamente ao mesmo tema; no ponto seguinte serão apresentados alguns artigos técnicos e de opinião sobre a visão de rofissionais e académicos no que respeita ao futuro da profissão e do ensino da Contabilidade; por fim, serão apresentadas algumas notas finais de síntese e reflexão.

 

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