Imagem do cabeçalho da página
 
 
Notícias

Análise de Dados e do Ficheiro SAFT (PT)

 

Filipe Martins Rodrigues - Revisor Oficial de Contas

Artigo publicado na Revista da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas “REVISORES Ǝ AUDITORES”

 

O presente trabalho tem como principal propósito verificar o potencial da utilização de aplicações de TI para análise de dados e do ficheiro SAF-T (PT) para a realização de procedimentos de auditoria.

Na primeira parte, procedemos ao enquadramento das expectativas dos utilizadores da informação financeira em relação à utilização das tecnologias de informação e comunicação na auditoria, à presentação dos fatores-chave, oportunidades e constrangimentos associados à utilização da análise de dados em auditoria. Também referenciamos as matérias que o auditor deve ter em consideração quanto à relevância e fiabilidade dos dados, as principais etapas de planeamento, execução e avaliação dos resultados e os requisitos de documentação do trabalho de análise de dados.

Na segunda parte, efetuamos a análise do ficheiro de auditoria SAF-T (PT) para as aplicações de faturação e contabilidade, quer ao nível das principais especificações implementadas para assegurar e reforçar a integridade, controlo de acesso, relevância e fiabilidade de dados, quer ao nível da evolução da estrutura de dados.

Na parte final, apresentam-se alguns exemplos de testes de análise de dados desenvolvidos para identificação do risco de distorção material e execução de procedimentos substantivos para resposta aos objetivos de auditoria da área das Vendas, Prestações de Serviços e Dívidas a Receber, assim como da área de Compras, Inventários, através da utilização do ficheiro de auditoria SAF-T (PT) e outros dados recolhidos pelo auditor nos sistemas fonte da entidade auditada e do Sistema e-Fatura.

Para ler o artigo na integra, clique aqui.