A Ordem
Serviços Regionais do Norte
Ética e Deontologia
Acesso à Profissão
Membros da Ordem
Supervisão e Qualidade
Publicações
Departamento de Formação
Departamento Técnico
Normativo Técnico
Legislação Comunitária
Biblioteca
Notícias
Protocolos e Outras Divulgações
Links com Relevância para a Profissão
Contactos
Área Reservada
X Congresso
XI Congresso
XII Congresso
XIII Congresso
Information about OROC
e-Learning





Revista


32

Janeiro/Março 2006
Acontecimento - Tomada de posse dos novos Orgãos Sociais

O novo Bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC, o Colega António Gonçalves Monteiro, bem como os restantes membros dos Órgãos Sociais da instituição, tomaram posse nodia 5 de Janeiro, tal como estava programado.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Ordem e decorreu com muita elevação e participação de grande assistência. Entre as muitas individualidades presentes, destacavam-se o Presidente do Tribunal de Contas, Dr. Guilherme de Oliveira Martins,o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Dr. João Amaral Tomaz que representava o Ministro de Estado e das Finanças, o Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Dr. Carlos Costa Pina, o Inspector-Geral de Finanças, Dr. José Leite Martins,o Director Geral dos Impostos, Dr. Paulo Moita de Macedo, e outros altos dirigentes da Administração Pública, o Presidentedo Conselho Executivo do Conselho Nacional de Profissões Liberais, Dr.Carlos Pereira Martins, bastonários de outras Ordens ou seus representantes, professores universitários e, naturalmente, muitos Colegas.

Abriu a sessão o ainda Presidente da Assembleia-Geral da Ordem, Colega Victor Franco que fez uma breve introdução. Seguiu-se-lhe o Bastonário que terminava o seu último mandato, José Vieira dos Reis. Este, ao longo da sua intervenção, apresentou um balanço dos oito anos em que esteve à frente dos destinos da OROC, «anos de muito trabalho, de grande entusiasmo e sobretudo muito aliciantes, por presentirmos que estávamos a trabalhar para a renovação e o desenvolvimento da profissão». O seu discurso desenvolveu-se na sequência do lema que utilizara no seu programa de candidatura inicial e que foi justamente «Renovação e desenvolvimento da profissão».

Tomou então posse o novo Bastonário, Colega António Gonçalves Monteiro que recebeu o colar das mãos do seu antecessor. Com ele, foram igualmente empossados os novos titulares dos restantes Órgãos Sociais.

O orador seguinte foi o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Dr. João Amaral Tomaz, que, para alem de desejaras maiores felicidades aos empossados, referiu a sua satisfação de estar na cerimónia em representação do Ministro das Finanças, Prof. Teixeira dos Santos e acentuou que o mesmo se verificava a nível pessoal. O Dr. Amaral Tomaz tem uma ligação muito especial com a Ordem, pois várias vezes com ela colaborou, a última das quais como membro da Comissão Técnica dos Impostos, que abandonou quando assumiu o seu actual cargo.

Por último, o novo Bastonário fez a sua intervenção, na qual sublinhou a começar que o acto de posse que se verificara estava «legitimado pelo voto democrático da maioria dos Revisores» que tinham participado «nas eleições mais disputadas de sempre para os órgãos sociais da Ordem». Ao longo do discurso, o Colega António Monteiro acentuou os pontos mais importantes que pretendia alcançar durante o mandato que agora se iniciava. Não esqueceu os três pilares em que se alicerça a profissão, «a integridade, a competência e a independência», para reforçar depois a aposta que tem de continuar «no reforço da credibilidade» da profissão. As suas afirmações ficam registadas nas nossas colunas, em separado e no contexto desta notícia sobre o acontecimento. Após os cumprimentos das entidades presentes ao Bastonário, procedeu-se ao encerramento da cerimónia.


« voltar